Diários de (bom) bordo

jeudi, septembre 28, 2006

Desce...

A idéia pro post veio justamente de dois episódios que me aconteceram esses dias. Como eu tenho que contar sobre esse mundo de informações que eu absorvo um pouco mais a cada dia de alguma forma, vou começar pelo metrô.

O primeiro: ontem, chacoalha de um lado, chacoalha de outro, nove estações até a minha, foi dando aquele sono... De repente, eu percebo que só estamos em três - sim, eu disse três! - no vagão. E ainda quatro estações a passar, e a música do Los Hermanos na minha cabeça - é claro que eu estava "no último vagão" - e desce mais uma mulher; olho pra trás: uma figura e eu. Ele se aproxima da porta, hesita, penso "se ele não descer, desço eu". Ele agarra o jornal e sai, mandando alguém - acho que "as vozes" - ficarem caladas. E lá fui eu, so-zi-nha no vagão durante três estações; a experiência mais Twilight Zone da minha vida.

O segundo: hoje de manhã, no auge do meu "bom" humor matinal, eu (e o trem inteiro) tive(mos) que ouvir as impressões de duas criaturas, que se não bêbadas, completamente tantan:

- Uma vez um amigo me disse as pessoas no metrô de Paris sempre têm essa cara de constipadas...
- Constipadas?
- É! Essa cara de enjôo, de raiva, de abuso.
- Ah, sim! Pois é, cara, eu tô sempre feliz; acordo, tenho um trabalho, às vezes, a mulher quer, às vezes, não quer...

Deixo escapar baixinho um "é o quê, mansh?!". E eu pensando nas milhares de figuras que a gente vê todos os dias no metrô. Sempre há os músicos, as mulheres sentadas com pedaços de cartolina à sua frente, geralmente com mensagens de "j'ai faim" (tenho fome) escritas, as pessoas com malas hiper pesadas, carrinhos de bebê e toneladas de compras de supermercado; sem falar nos malucos que vagam pelas estações, falando sozinhos, gritando com os outros e fugindo da polícia e dos fiscais da empresa de transportes. E tem gente que lê - até hoje não sei como eles não passam da estação -, gente que ouve música - os mp3 players são, há uns dois anos, fe-bre - ; tem quem fique prestando atenção no mapa, nitidamente contando quantas estações faltam pra chegar e tem gente (pouca mas tem) que conversa.

Sempre gostei do metrô; primeiro, da idéia de viajar embaixo da terra... Sábia a criatura que pensou "tem tráfego em cima, é?! Pois eu dou um jeito: passo por baixo e em alta velocidade!", segundo, porque é um lugar perfeito pra peoplewatch, atividade das minhas preferidas.

Dizem que Paris de verdade, é a Paris dos ônibus; pra ver o óbvio, talvez, mas as nuances, essas se escondem, literalmente, no subsolo.

2 Comments:

  • At 5:08 PM, Blogger Rochinha said…

    O mais mais de metrô que eu já usei foi em recife....

    Ei, nem te mandei ainda aquele email que eu fiquei de mandar. Tentei falar naquele dia no msn, mas tu nem nem

     
  • At 7:27 PM, Anonymous Anonyme said…

    imagino você no meio do nada falando "é o quê, mansh?!"
    cara, essa é uma das minhas atividades preferidas também.... o rafa costuma dizer que eu não deveria prestar tanta atenção na conversa dos outros.... bom, se elas falam, eu escuto.... e tem coisa melhor que observar???
    "só observar"....
    eu quero ir pro metrô!!!!!!

     

Enregistrer un commentaire

<< Home